Pular para o conteúdo principal

ORIENTAÇÕES DE DEUS PARA UM CASAMENTO BEM SUCEDIDO.

Texto Base:

9. Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. 11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? 12 Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade. Eclesiastes 4. 9 – 12.

INTRODUÇÃO:

Soneto de fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure

Vinicius de Moraes



Quanto tempo dura um amor?

Para alguns até que a morte os separe, para outros nem tanto!

São Muitos os obstáculos para que um amor se acabe destaco neste momento 10 deles.

1- A correria do dia a dia que torna o nosso tempo cada vez mais escasso.

2- Problemas financeiros.

3- Enfermidades.

4- A sedução dos olhares de terceiros, quartos, quintos...

5- A mudança de comportamento que as fazes seguintes da vida nos causam.

6- As mudanças físicas a mediada em que o tempo passa.

7- “Olho gordo” também conhecido como inveja alheia.

8- Conselho de falsos amigos.

9- Liberdade excessiva de familiares.

10- Perda de referenciais corretos.

Como combater todos estes obstáculos?

A Bíblia nos ensina de várias maneira e de acordo com o texto lido quero destacar algumas delas. O texto em si não fala de casamento, mas de parceria entre amigos e nos ensina o valor de nos considerarmos em alta estima. O que plenamente é um requisito para uma vida a dois.

1º TUDO O QUE CONSTRUÍREM DEVE SER FEITO EM CONJUNTO E SER VISTO COMO DO CASAL E NÃO INDIVIDUALMENTE.

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.”V.9

Casamento se constrói em parceria! É sempre responsabilidade dos dois nunca deve ser visto com as lentes do individualismo. Ame ao seu cônjuge como a você mesmo. Ele(a) é parte de você agora e as vitórias são conjuntas sempre. Não se esqueça que as derrotas também. Quando está parceria está afinada se ganha mais e perde-se menos.

Dizem que no inicio de tudo é sempre “meu bem pra lá meu bem pra cá’ e quando o casamento se acaba é “meus bens pra cá seus bens pra lá”. O mais importante está na construção de valores que sejam maiores que o dinheiro e pautados na graça. Assim, o dinheiro e as posses jamais serão motivos de discórdia entre o casal. 

2º UM DEVE VER SEMPRE NO OUTRO O AMPARO NA HORA DA NECESSIDADE.

“Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.” V.10.

Atenção! Se o seu cônjuge não encontrar o seu ombro para poder reclinar a cabeça muito outros estarão à disposição para ampará-lo. Vivemos tempos muitos diferentes dos tempos dos nossos pais e avós. Antes havia uma vergonha quando alguém era descoberto como amante de uma pessoa casada. Hoje em dia o que se vê é uma falta de vergonha desmedida onde alguns afirmam descaradamente que preferem ter relacionamentos com pessoas casadas.

Precisamos cultivar casamentos de cumplicidade, verdade, presença nos momentos mais importantes. Disposição para quando necessário abrir mão de coisas pessoais para o bem dos dois.

3º UM DEVE ENCONTRAR REFÚGIO NOS BRAÇOS DO OUTRO.

“Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?” v.11

Se existe algo maravilhoso no casamento é a manifestação de carinho, amor e desejo que devemos ter um pelo outro. A Bíblia também exalta isso como parte da vontade de Deus para os casados. Muitos casais se casam focados apenas na questão sexual e com o passar do tempo descobrem que não se amam verdadeiramente. A sexualidade do casal apaixonado é eufórica e puramente química. Mas, a sexualidade quando é feita com as bases do amor é tão prazerosa quanto a apaixonada, mas carregada de maturidade e focada mais no prazer do outro. Assim, torna-se mais intensa e duradoura. Não é movida apenas por um grande apetite e sim pelo prazer de dar e receber amor.

“Beija-me com teus beijos de tua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho.’ Cânticos. 1.2.

“Os teus lábios, noiva minha, destilam o mel. Mel e leite se acham debaixo da tua língua, e a fragrância dos teus vestidos é como a do Líbano.” Cânticos. 1. 11.

“As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa seria de todo desprezado.” Cânticos 8.7.



O mesmo amor que a Bíblia descreve de maneira tão bela é exaltado na literatura brasileira.

"O Amor...

É difícil para os indecisos.

É assustador para os medrosos.

Avassalador para os apaixonados!

Mas, os vencedores no amor são os

fortes.

Os que sabem o que querem e querem o que têm!

Sonhar um sonho a dois,

e nunca desistir da busca de ser feliz,

é para poucos!!"

Cecília Meireles



E na cultura mundial:



“Amor ipse intellectus est.”

O amor, em si mesmo, é princípio de conhecimento.

Guilherme de Saint-Thierry (1080-1148).



4º O CASAMENTO DEVE SER VIVIDO E CELEBRADO COM UMA TRÍPLICE ALIANÇA.



“Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” V. 12.



Já diz a expressão popular: “A união faz a força!.”



O versículo anterior a este celebra a importância da família principalmente no contexto de nos perguntar sobre o que construímos com o nosso trabalho.

“...isto é, um homem sem ninguém, não tem filho nem irmã; contudo, não cessa de trabalhar, e seus olhos não se fartam de riquezas; e não diz: Para quem trabalho eu, se nego à minha alma os bens da vida? Também isto é vaidade e enfadonho trabalho.” Eclesiastes 4.8

O sentido da vida está na família! O grande propósito de termos sido criados por Deus se completa em família. A Bíblia declara que feliz é o homem que tem muitos filhos, pois não será envergonhado pelos seus inimigos. Salmo 127. 5.

Uma família unida traz proteção, refúgio, alegria, estímulo para as lutas da vida e a grande motivação para se viver. Em um mundo tão edonista a família mostra que viver para os que amamos é o que realmente vale a pena.

A tríplice aliança é formada pelo homem, mulher e a presença de Deus é o verdadeiro cordão que não se quebra. É quando estas três partes estão unidas no mesmo propósito.

De que adianta trabalharmos, construirmos, alcançarmos desejos e sonhos quando estes não têm a bênção de Deus. Uma casa pode possuir muitos bens, mas se não possuir a presença de Deus é pobre e vazia e infeliz. Dizem por aí que podemos não ter nada, mas se tivermos saúde podemos alcançar vitórias. Esse conceito pode não ser de todo errado, porém não é pleno. Quando se têm a presença de Deus em um lar podemos passar por todas as tribulações da vida sem, contudo, perder a esperança de dias melhores. Pois, nada pode nos separar do amor de Cristo.

“Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8.38,39.

CONCLUSÃO:

São muitos os obstáculos e as lutas que enfrentamos no casamento. Tribulações, tentações, provas sem fim. Hoje há um crescente número de casamentos que se desfazem justamente por falta de estrutura do casal, péssimos referenciais, intromissão de terceiros e até ausência da graça de Deus.

Mas a Palavra de Deus está repleta de orientações que nos auxiliam contra todos estes problemas. Sabemos que a vida não é sempre recheada de perfeição e não vivemos um conto de fadas onde o felizes para sempre é a ultima palavra. Podemos ser felizes e tristes juntos mas o propósito de Deus no casamento é podermos contar um com o outro nestes dois momentos. A vida não é feita só de felicidade ou só de tristeza. Mas, o que importa é que diante de Deus o casal deve trabalhar junto em todas essas situações. Quando um cair o outro deve estar lá para ampará-lo e ajudá-lo a levantar-se. Sabendo que quando a dificuldade vier haverá a certeza de que pode se encontrar refúgio nos braços um do outro. E, mais ainda, sabendo que o casamento é pautado na tríplice aliança, onde o casal pode encontrar em Deus a força de que precisa para superar todos os obstáculos da vida.

Maycon Rodrigues, Pr.




Postagens mais visitadas deste blog

A URGÊNCIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

  Desabamento de 3 prédios no RIo de Janeiro 25/01/ 2012 É recorrente em determinadas épocas do ano ouvirmos sobre desastres principalmente quando começam as chuvas em certas regiões no Brasil, logo vemos os noticiários relatando sobre enchentes e desabamentos. Em situações de catástrofes percebemos que o trabalho das equipes de resgate é duro e arriscado onde muitos dos envolvidos chegam a perder suas vidas tentando salvar a dos outros. O mais impressionante em tudo isso é que mesmo correndo riscos muitos não perdem a determinação em completar seu trabalho. No desespero de o mais depressa poder resgatar um vida debaixo dos escombros todos sabem que o tempo é o maior inimigo.   Quando se trata do aspecto espiritual estamos em uma corrida tão urgente e semelhante quando ocorre um desastre. Precisamos cumprir a ordem da pregação do evangelho com rapidez, eficiência e muito esforço, pois, muitas vi

QUANDO O NEGUEBE CONTINUA DESERTO.

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmo 126. 4 – 6   Há momentos na vida onde temos a sensação de estar em um deserto, andamos de um lado para outro em busca de algo que nos traga refrigério, mesmo assim as coisas ainda parecem difíceis. Alguns se escondem da realidade assim como Elias que foi parar em uma caverna com medo da morte (1Reis 19), outros se entregam e desistem de lutar por não encontrar mais forças para seguir adiante. O deserto parece interminável, mas a palavra de Deus sempre nos dá esperança de dias melhores (Salmo 126. 1 – 3). O salmo 126 retrata uma situação de busca de esperança de dias melhores atentando para aquilo que Deus já foi capaz de realizar anteriormente. O ápice do salmo esta no clamor por restauração citando as torrentes no Neguebe.    “ Deserto do Neguebe: localizado

3 DICAS PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS E MUDAR DE VIDA EM 2024!

¹ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:  Eclesiastes 3:1   Como a palavra de Deus diz que há tempo para todo o propósito debaixo do céu, podemos dizer que Deus criou tudo perfeito e podemos seguir seu padrão para melhorar nossa qualidade de vida. Por isso, quero deixar alguns conselhos de como melhorar sua vida de forma mais eficiente nesse início de novo ano.   1. DECIDA MUDAR.   Nosso cérebro demora em média 21 dias para se adaptar a uma nova rotina para que ele se torne um hábito. Isso significa que você precisa de muita determinação para mudar algo em você, mas que depois de um certo tempo essa nova rotina se torna em hábito ao ponto de não ser mais um esforço ou sacrifício.   ·        Defina metas específicas , mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Isso ajudará você a manter o foco e a motivação. ·        Faça pequenas mudanças a cada semana ou mês. Isso tornará a mudança mais gradual e fácil d